Nessa aula foram feitos trabalhos em grupo a fim de analisar alguns casos referentes à implantação de sistemas em empresas de diversos segmentos.
De forma geral ficou claro que a empresa para adquirir um sistema deverá fazer uma análise detalhada para não errar em sua escolha, o objetivo dessa aquisição deve ser claro para todos os níveis da empresa, sempre levando em conta as necessidades da organização e controle dos processos, para que não aja investimentos desnecessário, perda de tempo e dinheiro.
Investir em sistema é uma necessidade das empresas que querem minimizar burocracias, economizar tempo, pessoas e ter informações consolidadas com maior agilidade, uma melhor comunicação interna e informações mais confiáveis e acessíveis, gerando rapidez nas decisões e índice de assertividade elevado.
Aliado a implantação de um sistema deve-se investir também em treinamento de pessoal, já que esses serão os usuários do sistema, com pessoas treinadas a probabilidade de sucesso é muito maior, os exemplos mostram que profissionais capacitados utilizarão as ferramentas de melhor forma e aperfeiçoarão os processos, já que as pessoas são partes integrantes de qualquer implantação de sistema e devem ter consciência do seu papel .
Essa ferramenta trará melhoria para a organização e para o trabalho de cada colaborador dentro do processo que desenvolve, apesar de que na maioria dos casos o sistema é visto como “ inimigo” , gerando resistências e medos de “ perdas” até de emprego. Visões negativas das mudanças nas organizações tendem a criar uma barreira por parte dos indivíduos, causando insatisfações pessoais no ambiente de trabalho e em alguns casos boicotes ao sistema.
Ao adquirir um sistema a empresa e as pessoas devem estar preparadas para romper paradigmas aprender/reaprender e desaprender continuamente, abandonar velhos hábitos e utilizar novas ferramentas é uma constante.
Observou-se nos casos citados que algumas empresas investiram em sistemas, gastaram tempo e dinheiro e não conseguiram integrar as informações nos diversos setores ou filiais como a Novartis por exemplo.
A Novartis investiu alto em aquisição SAP e não conseguiu atender as demandas de um setor (contas a pagar) gerando transtornos, mal estar dentro da empresa e prejuízo financeiro. Neste caso específico fica claro que o processo não foi bem analisado, faltou treinamento dos usuários e o sistema não atendia as necessidades de TODOS os setores, aspectos que não foram observados antes da aquisição do sistema ERP na organização.
Uma boa escolha e o treinamento dos usuários são pontos fundamentais para melhoria da informação, dos controles, dos processos e da comunicação dentro das organizações que querem se modernizar.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário