sexta-feira, 21 de setembro de 2007

AULA VI

Nesta aula houve apresentação dos trabalhos com temas variados que englobam TI.

Vou descrever um assunto que achei muito interessante que é sobre ética que é entendida como um conjunto de valores que guiam e orientam as relações humanas, entretanto o que é Eticamente correto para uma pessoa pode ser errado para outra. Na área profissional ética é o que guia os profissionais na tomada de decisões corretas do ponto de vista predominante da sociedade, em um determinado espaço de tempo.

Na sociedade moderna a informação e a tecnologia tomam o centro e são envolvidas pelo indivíduo, a sociedade e o estado. Os valores éticos sociais e políticos devem ser contemplados em conjunto, afinal a tecnologia da informação proporcionou mudanças na vida de todos os indivíduos, sociedade e estado e continuará gerando por muitos anos.

Novos hábitos de consumo, de relacionamento, diminuição de distancias, descobertas, geração de conhecimento e facilidades de informação marcam essa era, além da automatização de serviços e meios de produção. Surge aí uma demanda por profissionais que podem ser orgânicos, prestadores de serviços e/ou consultores é o profissional de TI

O novo cenário exigirá novas formas organizacionais, mais dinâmicas e flexíveis a mudanças, observa-se o aparecimento de muitos profissionais voltados para área de tecnologia da informação, mas eis uma questão, quem pode ser o profissional de tecnologia de informação? Quem pode fiscalizar a prática desse profissional? O que é ético nesta profissão?

Casos envolvendo aspectos éticos na área de computação são cada dia mais freqüentes, como pirataria de software, acessos indevidos a redes, clonagem, espionagens são alguns exemplos.

Hoje no Brasil a área de computação ou de informática não é regulamentada, como em outros países. Conseqüentemente profissionais formados em outra áreas ou sem formação podem se intitular de profissional da informática e até abrir negócios próprios , comercializar produtos as vezes de forma anti ética.
As práticas anti éticas na maioria das vezes ficam sem investigação e punição, já que não existe um conselho para impor código de ética e fiscalizar a profissão.

Em outros países foram criadas associações conselhos a fim de minimizar esse problemas acredito que esse deverá ser o caminho do Brasil.

Nenhum comentário: